segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O FUTURO...


Foto por: rudolfo lopes


...como em todas as segundas-feiras da sua vida, ou pelo menos até onde a memória alcança, lá ia ele no comboio que o levava todos os dias à mesma hora para o emprego... Sentado no mesmo lugar “de sempre” lá ia ela à janela mas sem ver nada do que lá fora se passava... também, o que haveria de novo para ver?! Era tudo sempre igual... sempre fora assim... e sempre assim seria... desde que se recordava saia sempre à mesma hora de casa e há mesma hora chegava ao destino... a carruagem onde sempre seguia transportava sempre as mesmas pessoas... ou, pelo menos, aos olhos dele pareciam sempre os mesmos rostos, cansados e tristes, como o dele... a caminho de apenas e só... MAIS UM DIA...

Estranhamente sentia-se observado... algo de diferente se passava naquela viagem... olhou em volta lenta e discretamente... mas tudo estava... na mesma... todos estavam a dormir ou naquele estado de hipnose de quem pensa que assim consegue aproveitar mais uns minutos do descanso que não teve durante a noite...

Algo se passava... continuava a sentir-se observado... alguém o olhava fixamente mas por muito que tentasse não conseguia ver nem quem nem de onde o fazia... olhou novamente pela janela como quem finge que tem interesse pelo movimento da cidade lá fora... subitamente, detectou um vulto no vidro... um reflexo... sim, era isso mesmo... pelo reflexo do vidro podia ver claramente alguém que o olhava fixamente... afinal tinha razão... voltou-se rapidamente mas já não viu ninguém... que estranho... ainda agora aqui estava... olhou novamente para o vidro e lá estava ele de novo... mas sempre que ele tentava visualizar esse personagem ele parecia desaparecer... estava a ficar nervoso, sem perceber o que se passava... como é que era possível?!? Só conseguia ver o homem no vidro?!? Porquê?!? Quem seria ele?!? E porque é que estava ali a olhar fixamente para ele?!? Tantas perguntas... nenhuma resposta...
Olhou novamente para o vidro e voltou a ver o reflexo do homem... mas desta vez não se voltou... olhou-o fixamente através do vidro sem pestanejar... como que a tentar intimidar o indivíduo pagando-lhe com a mesma moeda...

O que fazes?!? – Ouviu – o mesmo que tu! – Respondeu de pronto. Quem és tu? O que queres de mim? Porque me olhas assim? Conheço-te de algum lado?

Tantas perguntas – disse o homem – e a nenhuma delas vale realmente a pena responder...

O quê?!? Estás a gozar comigo não?!? – disse ele já algo enervado com a situação...

Não... nada disso... queres mesmo saber quem sou eu?! – Sou o futuro!!

O FUTURO?!? Está bem está... não me lixes... deves pensar que nasci ontem não?!?

Como queiras!! – respondeu o homem... apenas te respondi aquilo que me perguntaste... eu bem te disse que não valia a pena responder a nenhuma das tuas questões...

Hummm... ok.. imaginemos que eras mesmo o futuro... e daí... o que fazes aqui e o queres de mim?!

Eu?! – disse o homem?!? – Eu não quero nada de ti... és tu quem quer de mim...

Ai ai ai... assim não nos entendemos... eu?!? Eu nem te conheço!

Exactamente! – disse o homem – não me conheces... nem podes conhecer... como te disse sou o futuro e não o presente ou o passado... como me quererias tu conhecer?!

Oh pá!! Granda tanga... deves ser é um desses cromos que quer vender alguma treta ou dalguma dessas seitas religiosas ou o raio que o parta... procura outro pá... que de mim não levas nada...

Como te disse, de ti não pretendo nada... foste tu quem me chamou... és tu que queres algo de mim... só não sabes o quê... esse é o teu problema... e é por isso que aqui estou... para saber o que queres tu de mim...

Tá bem tá... eu?!? De ti?!? Mais dinheiro e menos horas de trabalho... é isso que eu quero!

Ok... certo... já percebi... e o que me estás tu disposta a dar em troca?

A dar em troca?!? Eu vi logo que aí havia coisa... já me estás a querer lixar...!!

Sim, claro... pensas que é só pedir?!? Eu não sou nenhum génio da lâmpada magica... não concedo desejos em troca de coisa alguma... tens que me dizer o que estás disposto a fazer para obteres o teu desejo... mas não é por mim que o fazes ou tens que fazer... é por TI... por TI PRÓPRIO?!?

Por mim?!? Tu não estas bem... de certeza!! O que é que eu posso fazer por mim que sirva de moeda de troca para tu me concederes os meus desejos... não faz sentido!!!

Olha... vou dar-te uma ajuda... existem 3 formas de me ver e de me interpretar:

- para os fracos, eu sou algo inatingível;
- para os temerosos, eu sou totalmente desconhecido;
- mas para os corajosos, eu sou a oportunidade...

Agora pensa... e escolhe... a qual destes grupos queres pertencer... não precisas de me dar resposta... assim que tiveres feito a tua escolha... EU... saberei...

3 comentários:

Tuc-Tuc disse...

Como sempre...Profundo!
E para alguns o futuro até já tem nome e muito peso...eheheh...

InterRegionalíssimo disse...

EHEHEHEHHEHE... vai dizendo isso vai... depois não te queixes ;)

Anónimo disse...

e cm diz a RFM... "vale a pena pensar nisto".

eu acho q n me incluo nos corajosos... n vejo oportunidades em lado nenhum (a n ser q 6.ª me saia o jackpot do euromilhões).

Cm estão os pré-papás? Mt ansiosos? nervosos?
[tb tinha vontade de... ups, isto n é p eu dizer]

E.O.