quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O futuro não chega


* Foto de Heloísa Gralha



A fila da bilheteira parecia nunca mais acabar. Parece que toda a gente havia decidido viajar naquele dia, mas não, era assim todos os dias, a todas as horas. Era uma estação muito concorrida e como era obrigatório reservar lugar nos comboios, muita gente era obrigada a esperar horas pelo seu comboio pois todos os outros partiam lotados. Assim foi também com ela mas agora ali estava, de bilhete na mão que tremia nervosa, tentando regularizar a respiração com esforço tal era a ansiedade. Tinha pressa em chegar ao seu destino mas balançava entre a curiosidade e a esperança e o receio movido pela incerteza. Finalmente, lá vislumbrou o seu comboio e aproximou-se, procurando a sua carruagem. Era estranho. Todos os lugares estavam virados para a direcção contrária. Todos. Encolheu os ombros e sentou-se no seu lugar, pensando que talvez noutra carruagem os bancos estivessem virados para a direcção correcta. Soou o apito e ela sentiu-se estremecer, mas foi assolada por nova surpresa. O comboio havia iniciado marcha lenta mas na direcção contrária. Andava para trás! Olhou para o bilhete. Não compreendia. Envergonhada mostrou o bilhete ao passageiro do lado e perguntou-lhe se aquele comboio se dirigia para aquele destino, não se tivesse ela enganado e tomado o comboio errado. Mas reparou que muitos pareciam tão confusos quanto ela. Outros não se pareciam incomodar com a situação. Ela, porém, esperara tanto para chegar ao futuro... e agora andava para trás.

5 comentários:

Expresso Oriente disse...

considera o texto uma desgarrada :P

Leonor disse...

Há tanto tempo que aqui não vens que pensei que nos tivesses deixado. Apesar de tão curto o teu texto embrenhou-se em mim de tal forma, sinto-me tal e qual, a andar cada vez mais para trás a fazer o contrário do que desejo.
Ainda bem que voltaste

Expresso Oriente disse...

curto pela falta de tempo (e confesso de vontade); intenso pela carga de cansaço de lutar e não dar em nada... Caranguejo...
Força para a frente!
(e desculpa a ausência)

Anónimo disse...

Sabes... às vezes o andar para trás não significa RECUAR... é estranho mas é verdade...

Andar para trás pode ser apenas uma forma de TOMAR BALANÇO para seguir IMPARÁVEL para a frente...

Certo?

Expresso Oriente disse...

se tu o dizes...
como boa Caranguejo não me parece...